Getting your Trinity Audio player ready...
|
Recentemente, ouvi uma expressão que ficou grudada na minha cabeça: o tempo humano das coisas. Sobre o quanto as tarefas e metas que estabelecemos para o nosso dia a dia nos desconectam do nosso momento presente e nos fazem esquecer de nossa própria condição de seres humanos.
Mas quando assimilamos a ideia de que o nosso tempo é o tempo humano percebemos que o nosso dia tem um número limitado de horas, assim como é a nossa própria vida. E, sendo o tempo humano, faz-se necessário o respeito pelo nosso corpo e a preservação de nossa saúde física e mental. Todos os nossos compromissos têm que respeitar o imprescindível tempo necessário para o nosso lazer, descanso e alimentação. E o nosso sono deve incluir todas as horas necessárias para a nossa plena recuperação.
Nas últimas semanas, percebi que diminuí muito o consumo de frutas e saladas. Parei para pensar e entendi que não queria parar o trabalho para planejar, disponibilizar e preparar minhas refeições. Sem perceber, estava recorrendo a alimentos de consumo rápido e de alto valor proteico que simplesmente sanavam a minha fome. Mas, refletindo sobre o tempo humano, vejo que meu corpo precisa de mais. Mais fibras, mais água, mais prazer.
Para fazer tudo caber na nossa agenda 2024/2025 é preciso aprimorar as nossas escolhas. E este é um processo muito individual que só é possível através do autoconhecimento. Precisamos nos entender e entender o que é realmente o mais importante para nossas vidas e em que devemos de fato concentrar nossa energia finita.
Finais de ano são encerramentos de ciclos, e finais de ciclos são oportunidades para a gente parar e pensar. Por que tamanha pressa? Nossa vida é aqui e agora, e o sorriso das nossas crianças é o nosso maior presente. Que este Natal seja um momento de reflexão, paz e partilha, e que possamos ter um dia feliz mesmo em períodos de dificuldade. Que o encantamento e a esperança tão presentes nesta época do ano possam nos envolver e renovar nossas energias para o novo ciclo que se inicia.
Feliz Natal e um Ano Novo de muita paz e novas realizações!