Explore o Blog da BrincAgora! e encontre dicas, artigos e conteúdos sobre desenvolvimento infantil, brincadeiras educativas e o poder do brincar livre.

O Poder do Brincar: Como a Atenção Compartilhada e o Brincar Simbólico Impulsionam o Desenvolvimento Infantil no Autismo

Menino autista brincando com blocos de madeira com a mãe.
Getting your Trinity Audio player ready...

Brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, e isso não é diferente para crianças autistas. Um estudo da UCLA, conduzido por Connie Kasari e sua equipe, mostrou que intervenções focadas em atenção conjunta e brincadeira simbólica podem ajudar crianças com autismo a desenvolver habilidades sociais e de comunicação.

O que é atenção conjunta e brincadeira simbólica?

  • Atenção conjunta acontece quando a criança compartilha o foco em um objeto ou evento com outra pessoa, como apontar para algo interessante ou olhar para onde um adulto está apontando.
  • Brincadeira simbólica envolve o uso da imaginação e da criatividade, onde objetos ou ações representam algo diferente do que realmente são e as crianças criam histórias com os brinquedos.

Essas habilidades são fundamentais para a comunicação e o relacionamento com outras pessoas. No entanto, crianças autistas frequentemente apresentam dificuldades nesses aspectos.

O que o estudo descobriu?

Pesquisadores trabalharam com crianças autistas de 3 a 4 anos, divididas em três grupos:

  1. Um grupo participou de sessões diárias focadas em atenção conjunta.
  2. Outro grupo teve sessões focadas em brincadeira simbólica.
  3. O terceiro grupo, de controle, seguiu sua rotina normal.

Após cinco semanas, as crianças dos dois primeiros grupos mostraram grandes avanços:

  • Crianças do grupo de atenção conjunta passaram a iniciar mais interações e responder melhor aos estímulos sociais.
  • Crianças do grupo de brincadeira simbólica demonstraram maior diversidade e complexidade na forma de brincar.

Além disso, essas habilidades não ficaram restritas às sessões de terapia: as crianças também passaram a brincar melhor com suas mães, demonstrando que os aprendizados foram aplicados em diferentes contextos.

O que isso significa para as famílias?

Esse estudo reforça a importância do brincar no desenvolvimento das crianças com autismo. Quando incentivamos a brincadeira simbólica e promovemos interações atentas e intencionais, ajudamos a fortalecer habilidades que impactam diretamente a comunicação e a socialização.

Criar oportunidades para brincadeiras envolventes, respeitando o ritmo e os interesses da criança, pode fazer toda a diferença. Afinal, o brincar é a linguagem da infância – e toda criança merece brincar livremente!

Referência:

Kasari C, Freeman S, Paparella T. Joint attention and symbolic play in young children with autism: a randomized controlled intervention study. J Child Psychol Psychiatry. 2006;47(6):611-20.

O Poder do Brincar: Como a Atenção Compartilhada e o Brincar Simbólico Impulsionam o Desenvolvimento Infantil no Autismo - Aluguel de brinquedos educativos | BrincAgora!
Vivian Sales

Médica intensivista, empreendedora e idealizadora da BrincAgora! Apaixonada pelo desenvolvimento infantil e pelo brincar livre, é mãe da Clara, sua maior inspiração. Com dedicação e cuidado, seleciona brinquedos educativos que unem diversão e aprendizado.