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Método Montessori para Bebês

Um bebê sentado no chão brincando com brinquedos de madeira, método Montessori.
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O método Montessori não acontece apenas na sala de aula nem se limita à noção tradicional de ensino, através de aulas lecionadas por um professor. Ela envolve tudo o que fazemos com crianças e o que ocorre com elas, desde o início. A filosofia Montessori busca apoiar o desenvolvimento natural de cada criança para que possa desenvolver seu potencial máximo.

 

Não devemos subestimar o quanto a nossa casa pode se tornar convidativa, aconchegante, atraente e interessante para o bebê. É importante preparar o ambiente com atividades que fomentem todas as fases de desenvolvimento. Contudo, tais atividades não visam tornar nossos bebês “mais espertos” nem fazê-los atingir marcos antes de outras crianças da mesma idade. Os objetivos são tratá-los devidamente como seres humanos singulares, atender às suas necessidades de desenvolvimento, formar um apego seguro e ajudá-lo a progredir da dependência para a colaboração e, por fim da colaboração para a independência.

 

As principais áreas de desenvolvimento a serem estimuladas durante a infância são a motora e a linguagem. As atividades adequadas fomentam sua evolução intelectual e psicológica, propiciando que o bebê seja estimulado a fazer associações, aumente seu entendimento da linguagem e desenvolva plenamente suas habilidades motoras. Ao escolher atividades para o bebê, é preciso considerar alguns aspectos:

 

  • Preferência por materiais naturais;
  • Tamanho do objeto e de todos os seus componentes para evitar engasgos;
  • Escolher materiais bonitos e que ofereçam atividades variadas;
  • Modo de utilização intuitivo;
  • Utilizar roupas que permitam o livre movimento dos bebês;
  • Evite dar brinquedos que falem, acendam luzes e emitam vários tipos de sons quando os botões são apertados. A prioridade são materiais que ganhem vida devido às ações do bebê.

 

O material certo para o bebê exige um pouco além de sua capacidade atual e um certo esforço, mas não deve ser difícil ao ponto de desanimá-lo. É importante também limitar o número de atividades para que o bebê se concentre sem ficar sobrecarregado, priorizando opções de boa qualidade e maior durabilidade. Devemos dar tempo para o bebê explorar o ambiente e os objetos. Nosso principal papel é preparar o ambiente, não entreter. Dê somente a ajuda suficiente! A ideia é nunca negar oportunidades para o bebê ter êxito em algo que está empenhado em fazer, mas a ajuda desnecessária pode ser um obstáculo para o desenvolvimento da criança.

 

Texto baseado no livro “O Bebê Montessori”, de Simone Davies e Junnifa Uzodike.