Getting your Trinity Audio player ready...
|
Quando pensamos no desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança, uma série de dúvidas podem surgir: O que é esperado para cada idade? Como a família pode ajudar?
É importante termos em mente que cada criança é única, mas existem os chamados marcos do desenvolvimento, que nos ajudam a entender quais comportamentos podemos esperar em cada faixa etária.
O balbucio ocorre de forma gradual e intensifica-se até os seis meses de idade. A partir daí, as sílabas repetidas tornam-se cada vez mais frequentes e significativas. Por volta de um ano, começam a despontar, enfim, as primeiras palavrinhas.
O segundo ano de vida da criança chega com a produção de duas ou mais palavras juntas, formando pequenas frases. Começam a surgir músicas cantaroladas, e as interações entre as crianças e adultos passa a ser cada vez mais verbal.
A partir do terceiro ano, a criança já está mais falante, com brincadeiras cheias de interjeições e conversas, nomeando tudo que conhece e querendo participar das atividades sociais ao seu redor.
Como a Família Pode Estimular?
A família tem um papel fundamental no desenvolvimento da fala e da linguagem. Algumas atitudes simples fazem toda a diferença:
📵 Reduza o tempo de tela: Quanto menos exposição a tablets e TVs durante as brincadeiras, melhor! Deixe tablets e TVs desligados durante as brincadeiras, proporcionando que a criança explore o ambiente ao redor e interaja com as pessoas e os brinquedos em seu campo de visão.
🗣️ Fale pausadamente e articule bem as palavras ao interagir com as crianças. A criança busca pelo adulto para imitar e aprender, então toda interação verbal e toda brincadeira que é feita junto com a criança é válida!
🏠 Brincadeiras de faz de conta: Brincar de casinha, carrinho, por exemplo, ajuda a expandir o vocabulário com objetos comuns do dia a dia da criança.
🧸 Brinquedos sem som são melhores aliados: Em vez de brinquedos que falam sozinhos, brinquedos sem som, que proporcionem que você e sua criança produzam onomatopeias são ótimos, e tornam as brincadeiras cada vez menos ‘silenciosas’.
🧱 Brinquedos de encaixe e empilhar: possibilitam o uso de verbos de ação como “dá”, “quer”, “cabô”, além de estimular a nomeação das cores.
🎶 Cante e leia junto: Cantar músicas e ler livros com figuras junto com a criança ensinam a criança a variar sua entonação, além de trabalhar sua atenção compartilhada.
🛒 Atividades do dia a dia também ensinam! Uma volta do supermercado pode render uma rica estimulação e exploração dos sentidos: “Olha essa maçã vermelha! Ela é grande ou pequena?” Pode-se nomear frutas, mostrar o tamanho de cada uma, além de apresentar suas texturas, cores e cheiros, por exemplo.
O céu é o limite! O importante é usar a criatividade e a imaginação para proporcionar momentos ricos em experiências sensoriais e significativas junto aos pequenos.
Carolina Kuntz Ayub
Fonoaudióloga infantil, especialista em Linguagem e mestre em Ciências da Reabilitação pela USP. Com formação pela UNIFESP e atuação dedicada ao desenvolvimento da comunicação infantil, une conhecimento técnico e sensibilidade para apoiar cada criança em seu próprio ritmo de descoberta e expressão.