Explore o Blog da BrincAgora! e encontre dicas, artigos e conteúdos sobre desenvolvimento infantil, brincadeiras educativas e o poder do brincar livre.

Como o Brincar Pode Ajudar no Desenvolvimento da Linguagem de Crianças Autistas

2 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Getting your Trinity Audio player ready...

A linguagem é uma das maiores preocupações dos pais de crianças autistas. Muitas delas apresentam atrasos na comunicação verbal e podem demorar mais para desenvolver habilidades linguísticas. Mas você sabia que o brincar pode ser um caminho poderoso para estimular a linguagem?

Um estudo realizado pela pesquisadora Connie Kasari e sua equipe, da Universidade da Califórnia, mostrou que intervenções baseadas em brincadeiras estruturadas podem ter um impacto duradouro no desenvolvimento da linguagem de crianças autistas. O estudo revelou que crianças que participaram de atividades focadas em atenção compartilhada e brincadeira simbólica desenvolveram habilidades linguísticas mais avançadas e apresentaram melhora significativa na comunicação social.

O que são atenção compartilhada e brincadeira simbólica?

Antes de falarmos sobre os resultados do estudo, vamos entender o que significam esses conceitos:

  • Atenção compartilhada (Joint Attention – JA): é quando a criança e um adulto (ou outra criança) olham para o mesmo objeto ou evento e interagem sobre ele. Por exemplo, quando um adulto aponta um brinquedo e a criança segue o gesto e olha para o mesmo brinquedo.
  • Brincadeira simbólica (Symbolic Play – SP): envolve o uso da imaginação, como fingir que uma caixa é um carro ou que um boneco está comendo. Esse tipo de brincadeira ajuda a desenvolver a criatividade e a comunicação.

O estudo e seus achados principais

A pesquisa analisou 58 crianças autistas de 3 a 4 anos divididas em três grupos:

  1. Um grupo recebeu intervenções focadas em atenção compartilhada.
  2. Outro grupo participou de brincadeiras focadas em brincadeira simbólica.
  3. O terceiro grupo não recebeu intervenções específicas e serviu como grupo de controle.

As intervenções aconteceram por 30 minutos diários durante 5-6 semanas. Os pesquisadores avaliaram as crianças antes e depois das intervenções, e também 6 meses e 12 meses depois para ver os efeitos a longo prazo.

Os resultados foram impressionantes:

As crianças que participaram das brincadeiras estruturadas apresentaram avanço significativo na linguagem expressiva.

 

O efeito foi ainda mais forte para crianças que tinham menos vocabulário no início da intervenção.

 

A brincadeira simbólica também ajudou a desenvolver a atenção compartilhada espontaneamente.

 

Os efeitos positivos aumentaram com o tempo, ou seja, os benefícios das brincadeiras estruturadas continuaram crescendo mesmo depois que a intervenção terminou.

Como aplicar essas estratégias no dia a dia?

Com base no estudo, aqui estão algumas maneiras de estimular a linguagem por meio do brincar:

🎯 Estimule a atenção compartilhada

  • Aponte e nomeie objetos: “Olha só, um carrinho vermelho!”.
  • Espere a criança olhar antes de entregar um brinquedo.
  • Imite os gestos e sons da criança para incentivar a interação.

🎯 Incentive a brincadeira simbólica

  • Use bonecos e fantoches para criar histórias.
  • Brinque de casinha, mercado ou carrinhos e incentive a criança a participar.
  • Transforme objetos comuns em brinquedos (como uma caixa que vira um carro).

🎯 Brinque de turnos

  • Use brincadeiras que envolvem espera e resposta, como empilhar blocos ou passar uma bola.
  • Dê espaço para a criança responder antes de continuar a interação.

Conclusão

A pesquisa mostrou que o brincar estruturado pode ser uma ferramenta incrível para estimular a linguagem em crianças autistas. Intervenções simples e divertidas, como compartilhar a atenção com um brinquedo ou criar histórias imaginárias, ajudam a criança a se comunicar melhor e a se engajar com o mundo ao seu redor.

Na BrincAgora!, acreditamos que toda brincadeira é uma oportunidade de aprendizado! Que tal experimentar essas estratégias em casa e ver os resultados? 🌟

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com outros pais e cuidadores! E se quiser mais dicas sobre desenvolvimento infantil, continue acompanhando nosso Blog. Vamos brincar juntos! 🎨📚

Referência:

Kasari C, Paparella T, Freeman S, Jahromi LB. Language outcome in autism: Randomized comparison of joint attention and play interventions. J Consult Clin Psychol. 2008;76(1):125-37. doi: 10.1037/0022-006X.76.1.125.

Como o Brincar Pode Ajudar no Desenvolvimento da Linguagem de Crianças Autistas - Aluguel de brinquedos educativos | BrincAgora!
Vivian Sales

Médica intensivista, empreendedora e idealizadora da BrincAgora! Apaixonada pelo desenvolvimento infantil e pelo brincar livre, é mãe da Clara, sua maior inspiração. Com dedicação e cuidado, seleciona brinquedos educativos que unem diversão e aprendizado.