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O ambiente linguístico nos primeiros anos de vida de uma criança influencia diretamente o desenvolvimento da linguagem infantil, o que, por sua vez, impacta a leitura e o sucesso acadêmico. Hoje, vamos falar sobre um estudo liderado por Anna V. Sosa, publicado no JAMA Pediatrics em 2015, que examinou quais atividades promovem um ambiente mais enriquecedor para o desenvolvimento da linguagem infantil.
A pesquisa incluiu 26 duplas de pais e bebês (de 10 a 16 meses). Os participantes fizeram sessões de brincadeira de 15 minutos em casa com brinquedos eletrônicos, brinquedos tradicionais e livros. Foram analisados o número de palavras ditas por adultos, vocalizações das crianças, turnos conversacionais, respostas verbais dos pais às falas das crianças e palavras produzidas pelos pais em três categorias semânticas (palavras específicas de conteúdo) por minuto durante as sessões de brincadeira.
Os resultados demonstraram que os brinquedos eletrônicos estavam associados a uma interação verbal reduzida. Durante as brincadeiras com esses brinquedos, os pais usaram menos palavras, responderam menos aos bebês e participaram de menos turnos conversacionais em comparação aos livros e brinquedos tradicionais. Além disso, os próprios bebês vocalizaram menos nessas situações, sugerindo que os brinquedos eletrônicos podem limitar a oportunidade de desenvolvimento linguístico.
Em contraste, os livros proporcionaram o maior nível de interação, com pais utilizando mais palavras e vocabulário específico durante as sessões. Brinquedos tradicionais, como quebra-cabeças e blocos, também se destacaram, promovendo interações ricas em qualidade, especialmente em termos de respostas parentais e turnos conversacionais. Essas brincadeiras mostraram-se uma alternativa eficaz para famílias que podem não priorizar a leitura.
A pesquisa sugere que, enquanto os brinquedos eletrônicos podem atrair pais e crianças pela promessa de estímulos educativos, eles frequentemente substituem as interações diretas entre pais e bebês. Por outro lado, tanto a leitura quanto as brincadeiras com brinquedos tradicionais criam um ambiente que estimula a comunicação e fortalece os laços parentais, ambos fundamentais para o desenvolvimento da linguagem.
Com base nesses achados, os autores recomendam desencorajar o uso de brinquedos eletrônicos para crianças pequenas, enfatizando o valor de atividades que promovam interações verbais de alta qualidade. Os resultados fornecem uma base científica para orientar pais e profissionais de saúde na escolha de atividades que otimizem o desenvolvimento linguístico na primeira infância.
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Referência:
Sosa, A. V. (2015). Association of the type of toy used during play with the quantity and quality of parent-infant communication. JAMA Pediatrics, 169(12), 1326-1331. https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2015.3753