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O ambiente doméstico é fundamental para o desenvolvimento motor infantil, especialmente dos bebês. O lar deve oferecer diversas oportunidades para que os bebês se desenvolvam plenamente. A presença de brinquedos adequados para cada faixa etária proporciona múltiplas possibilidades para o progresso das habilidades motoras das crianças em todas as suas dimensões.
Confira abaixo a relação dos brinquedos recomendados por faixa etária.
Bebês de 3 a 18 meses:
Motricidade grossa
- Brinquedos suspensos acima ou ao lado do bebê, móbiles e/ou enfeites de berço.
- Bonecos de pelúcia (musicais ou não), brinquedos emborrachados, de tecido ou outros materiais macios; brinquedos de brincar na água (flutuantes, esponjas).
- Cadeirinhas de balanços para bebês, estação de atividades (o bebê fica em pé dentro da estação brincando), balanços para bebês.
- Bolas de diferentes tamanhos, texturas, cores e formas.
- Materiais que estimulem a criança a se arrastar, rolar, engatinhar ou até se levantar (colchonetes, tapete emborrachado, plataformas macias, etc.).
- Materiais musicais: instrumentos, caixas de música e brinquedos que emitem sons e melodias em resposta às ações da criança (chacoalhar, pressionar, puxar, etc.).
Motricidade fina
- Brinquedos manipuláveis: chocalhos, mordedores, brinquedos com diferentes texturas e/ou com espelho.
- Carros, trens, animais ou outros brinquedos que possam ser puxados ou empurrados.
- Brinquedos de apertar (pressionar), bater e acionar, peões, gira-giras.
- Blocos de montar (plástico, espuma, tecido, madeira, borracha).
- Livros para bebês (tecido, papel cartão ou plástico).
Bebês a partir de 12 meses
Motricidade grossa
- Objetos ou brinquedos que estimulam a criança a se levantar e a caminhar com apoio (brinquedos de empurrar e puxar).
- Mesinhas de atividades em que o bebê possa brincar em pé (plástico, madeira, etc.).
- Balanços ao ar livre para bebês, cavalos de balanço, triciclos para bebês.
Motricidade fina
- Brinquedos educativos para encaixar formas variadas.
- Fantoches e marionetes macios.
- Bonecos(as) e outros personagens com acessórios (mamadeira, roupas, capacete, mobiliário, etc.).
- Brinquedos que imitam objetos existentes na casa: telefones, ferramentas, utensílios de cozinha, etc.
- Brinquedos de empilhar.
- Quebra-cabeças para bebês (2-6 peças).
Referência:
Caçola PM, Gabbard C, Montebelo MIL, Santos DCC. The new affordances in the home environment for motor development – infant scale (AHEMD-IS): Versions in English and Portuguese languages. Braz J Phys Ther. 2015 Nov-Dec; 19(6):507-525.
http://dx.doi.org/10.1590/bjpt-rbf.2014.0112