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Os bebês precisam treinar os seus músculos para se movimentarem conforme sua vontade. No método Montessori, é fundamental dar oportunidades para o bebê se movimentar e controlar o seu corpo mediante movimentos repetitivos. Os bebês desenvolvem diversas habilidades motoras no primeiro ano, as quais se enquadram nas categorias de grossas e finas. Habilidades motoras grossas são os movimentos corporais do bebê (incluindo dos braços e pernas) no espaço: engatinhar, sentar-se, andar etc. As habilidades motoras grossas são necessárias para ter equilíbrio e coordenação. Já as habilidades motoras finas são aquelas requeridas para o movimento das mãos, pulsos e antebraços. Os pais podem ajudar muito a melhorar o nível de coordenação do bebê e o desenvolvimento da capacidade de suas mãos. Segundo Maria Montessori, as mãos são os instrumentos da inteligência humana.
Todos os bebês neurologicamente normais apresentam um processo natural de desenvolvimento que não pode ser acelerado, mas pode ser retardado. Dos 12 aos 14 meses de idade, todos os axônios já devem estar mielinizados, mas o grau de progresso dos momentos do bebê dependente do que seu ambiente oferece.
Retirar obstáculos é tão importante quanto proporcionar meios de fomentar o desenvolvimento motor do bebê. Exemplos:
- Não vestir o bebê com roupas que atrapalhem seus movimentos.
- Evitar colocar o bebê em um cercadinho.
- Não deixar o bebê muito tempo em carrinhos, cadeirinhas de carros e até em slings.
- Evitar colocar o bebê em um jumper, andador ou em um centro de atividades.
- Evitar colocar o bebê em uma posição que requeira ajuda, como sentado antes que ele esteja preparado para isso.
- Evitar segurar as mãos acima da cabeça do bebê antes que ele esteja preparado para andar.
0 a 3 meses
No primeiro mês, o bebê está se adaptando ao seu novo mundo e se orientando. O ideal é que ele fique aninhado no colo dos pais, em casa, em meio a estímulos bem suaves. No decorrer do tempo, o bebê ficará mais relaxado e começará a olhar para mais longe, o que demonstra que está preparado para passar mais tempo em seu tapete para movimentos. Nos meses iniciais, o bebê se empenha em aprender a controlar os músculos do pescoço e dos braços.
Tummy Time
O tummy time, ou tempo de barriga para baixo, é uma atividade essencial para o desenvolvimento motor dos bebês, pois ajuda a fortalecer os músculos necessários para a maioria dos movimentos grossos, como rolar, engatinhar e sentar. Essa prática é amplamente recomendada por pediatras e uma dica útil é colocar um espelho ao lado do bebê, permitindo que ele veja seu reflexo, o que pode estimular ainda mais sua curiosidade e movimento.
- Desenvolvimento motor grosso: deita-se de costas, ergue a cabeça, ergue o peito.
- Desenvolvimento motor fino: reflexo de preensão, observa as próprias mãos, agarra.
3 a 6 meses
No início do terceiro mês, o bebê passa a fazer mais movimentos com as mãos. Se houver móbiles, ele fará esforços para alcançá-los. Os materiais para melhorar a força de preensão manual fomentam as habilidades motoras finas do bebê, especialmente alcançar e agarrar.
Podem ser oferecidas atividades que estimulem o bebê a observar os próprios pés e a se empenhar para controlar os movimentos das pernas.
Também podem ser colocadas coisas interessantes para o bebê ir de encontro.
Quando o bebê começa a se arrastar, deve-se oferecer bolas ou chocalhos que rolem, mas não com muita rapidez nem para muito longe. Objetos que rolam estimulam o bebê a se movimentar, proporcionando-lhe satisfação de alcançar a meta e entender subconscientemente que é capaz de fazer coisas sozinho.
É importante sempre lembrar que é mediante a repetição que o bebê domina e aperfeiçoa os movimentos.
- Desenvolvimento motor grosso: rola para o outro lado, senta-se, arrasta-se.
- Desenvolvimento motor fino: preensão intencional, manipulação, bate palmas.
6 a 9 meses
Nesse estágio, a mielinização está ocorrendo na parte inferior do tronco, nas coxas, nas pernas e nos dedos. Durante essa fase, o bebê começará a se arrastar e alguns gradualmente conseguirão engatinhar. Aos poucos o bebê vai adquirir a habilidade de se sentar sozinho e logo começa a se apoiar para levantar-se. O adequado é esperar o tempo do bebê para que ele tenha a satisfação de se sentar sozinho.
Quando o bebê passa a se sentar suas mãos ficam livres para explorar.
- Desenvolvimento motor grosso: senta-se, engatinha, apoia, fica em pé.
- Desenvolvimento motor fino: passa algo de uma mão para outra, solta, preensão com os dedos.
9 a 12 meses
Os 9 meses são um ponto importante no desenvolvimento do bebê e considerados o final da gravidez externa. Por volta dos 9 meses o bebê pode começar a engatinhar. Após algumas semanas se erguendo, ficando em pé e se locomovendo apoiado nos móveis, o bebê irá tentar ficar em pé sem apoio.
A preensão do bebê está se tornando mais refinada. O polegar está atuando em oposição aos dedos, e o bebê começa a soltar coisas voluntariamente, a coordenar os movimentos dos olhos com os das mãos, a achar objetos escondidos e a explorar causa e efeito. Nessa fase, é importante oferecer brinquedos que estimulem o uso do polegar.
- Desenvolvimento motor grosso: desloca-se, anda.
- Desenvolvimento motor fino: movimento refinado, preensão em pinça.
Música
A música ajuda o bebê a desenvolver a linguagem e as habilidades motoras grossas e finas. Ele ouve o ritmo da música, o que é importante para entender a linguagem falada, e reage mexendo a cabeça, as mãos ou os pés. A música propicia uma experiência sensorial e motora. Os bebês gostam de maracas e outros instrumentos que desenvolvam a preensão. No entanto, a música tocando o tempo todo é um estímulo excessivo para os bebês.
Pés descalços
Quando o bebê estiver começando a andar, deixe-o se movimentar sobre superfícies e texturas diferentes – pavimentadas, pedras, areia, grama, etc.
Texto baseado no livro “O Bebê Montessori”, de Simone Davies e Junnifa Uzodike.